Existe uma dúvida muito constante na hora de escolher o piso laminado ou vinílico para a casa. Hoje esta matéria vai tirar todas suas dúvidas e te ajudar a fazer a melhor escolha para seu lar.

Piso laminado ou vinílico? Eis a questão…

Sempre me perguntam qual é o melhor piso para suas casas: o laminado ou vinílico. Sinto lhe informar, mas não existe o melhor piso! O que existe, é qual o piso que melhor se adequará a sua necessidade?

Quais as diferenças entre o piso laminado e o piso vinílico?

A principal diferença entre eles é a matéria prima e, a forma como são produzidos. A partir dessa matéria prima é que se tem as diferenças características de cada piso.

O piso laminado é, como  já diz o nome, uma lâmina melamínica que imita madeira. Por não ser madeira bruta, tem uma resistência maior e ainda tem a vantagem de não sofrer com as variações do tempo.

Já o piso vinílico é feito de PVC, onde a maior parte das fábricas utilizam plástico recicláveis para a fabricação dele, o que o torna ecologicamente correto e a prova d’água.

Para complementar seu piso não se esqueça de escolher um belo rodapé e guarnição. 

piso laminado ou vinilico 1

Principais características do piso vinílico

O piso vinílico tem a espessura entre 0,5 e 2 mm, ou seja, você pode aplicá-lo praticamente em qualquer lugar sem perder muito espaço desde que ele esteja nivelado (menos sobre pisos de madeira ok?).

Sua instalação pode ser feita através de encaixe ou usando cola. Seu diferencial é que ele não absorve água, o que facilita a limpeza e é antialérgico e resistente a queima de cigarros e fósforos.

Seu preço no mercado é mais elevado comparando ao laminado.

 piso laminado ou vinilico 4

 

Principais características do piso laminado

O piso laminado tem a espessura entre 7 e 8 mm e seu sistema de aplicação funciona assim: é colocada uma manta para melhorar a acústica e evitar a umidade e, depois as placas são unidas por encaixe, não fazendo o uso de cola.

Atenção: Tome cuidado na hora da instalação, pois esse piso “cresce” depois de instalado.

Ele não pode ser aplicado sobre outro piso e, seu contrapiso deve estar super nivelado. Sua instalação é muito rápida, porém é necessário deixar juntas de dilatação.

No mercado, ele custa cerca de metade de preço do piso vinílico.

 

piso laminado ou vinilico 2

Qual deles escolher: Piso laminado ou vinílico?

Depois de conhecer os prós e contras de cada piso, pense no que você deseja e quais são as suas necessidades, como por exemplo: o piso laminado apesar de ser mais resistente não pode ser colocado em áreas molhadas (banheiro ou cozinha). Já o piso vinílico suporta água tranquilamente e pode ser colocado nesses ambientes.

Você precisa considerar também qual o seu gosto pessoal para piso e seu orçamento.

O piso vinílico pode ser aplicado em quase qualquer contrapiso, evitando grandes obras. Se você está fazendo uma pequena reforma ele é vantajoso pela praticidade, mas em questão de valores o piso laminado dá de 10 à zero.

 

piso laminado ou vinilico 3

Não se esqueça de analisar esses fatores para ficar mais fácil escolher o tipo de piso que mais combina com a sua casa. Agora é só colocar em prática! 🙂

Fontes:
Studio1202